quinta-feira, junho 01, 2006
[0.643/2006] Das avaliações
De entre as matérias que têm estado em apreciação relativas ao ensino há que distinguir duas situações diferentes no que diz respeito a avaliações:
1. - A avaliação dos estabelecimentos de ensino onde teremos obrigatoriamente que considerar os inquéritos da satisfação do cliente; 2. - A avaliação do desempenho dos colaboradores (docentes e não docentes) que se regula pelas regras que forem estipuladas para controlo dos objectivos que anteriormente lhes forem fixados.
Que saiba, não existe ainda qualquer escola pública certificada em Qualidade. Seria conveniente que, mesmo que se não avançasse para a Certificação, se implementassem Sistemas de Gestão da Qualidade nos estabelecimentos de ensino. Aí, sem qualquer dúvida, os encarregados de educação teriam de ser chamados a pronunciar-se pelo menos através dos inquéritos de satisfação que lhes fossem dirigidos. Na avaliação de desempenho já tenho algumas dúvidas. Nunca se viu que os clientes sejam (directamente) parte na avaliação pessoal dos colaboradores de uma Organização/Empresa. A Satisfação do Cliente (e eventuais reclamações) têm tratamento ao nível da Qualidade da Organização/Empresa e podem, ou não, reflectir-se na avaliação do desempenho dos seus colaboradores, dependendo do respectivo regulamento para avaliação do desempenho individual. Ainda amadureço os conceitos mas logo à partida esta distinção faz toda a diferença. LNT
1:34:00 da tarde
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