segunda-feira, junho 11, 2007
[0.760/2007] Estudo da CIP
• Este estudo procedeu à avaliação das alternativas de localização do novo aeroporto em cenários definidos pela presença exclusiva de qualquer um deles na região de Lisboa.
• O documento intercalar cobre essencialmente os aspectos ambientais e confirma a existência de alternativas aceitáveis nesse ponto de vista.
• O território identificado encontra-se total ou parcialmente dentro dos limites do Campo de Tiro de Alcochete e na zona das Faias. Dentro deste espaço são estudadas várias implantações possíveis.
• Esta situação possibilita o acesso a fundos estruturais dado que se insere na NUT Lezíria do Tejo, sul do concelho de Benavente.
• A solução permite projectar um NAL com grande ambição, nomeadamente capacidade ilimitada de crescimento, mas com grande flexibilidade no faseamento da sua realização para se adaptar à evolução do mercado do transporte aéreo.
• Este relatório de carácter intercalar será complementado com aprofundamentos das matérias ambientais de forma a completar esta avaliação e permitir a comparação directa com a OTA. Analogamente a rede de acessibilidade conexa terá de ser detalhada para toda a zona de influência em termos de viabilidade e custo.
• As principais vantagens que ressaltam desde logo deste relatório intercalar podem resumir-se nos seguintes aspectos:
A distância das diversas implantações estudadas encontra-se entre 28 e 36 km de Lisboa.
Redução do custo do aeroporto e do sistema integrado de acessibilidades (travessia do Tejo, redes ferroviária e rodoviária) estimado em 3.000 M€.
Redução do prazo de construção possibilitando a entrada em serviço significativamente mais cedo com minimização dos custos do investimento inicial e dos imprevistos técnicos.
Terrenos propriedade do Estado totalizando cerca de 7500 Ha para projectos futuros e de ampliação, livres de especulação.
O desenvolvimento regional do Centro e Oeste é beneficiado através de auto-estradas e pontes já existentes ou projectadas com o tempo de trajecto entre este local e a OTA de apenas 15 minutos.
Este relatório intercalar e os que se seguirão são coordenados por Professores Catedráticos e realizados por uma equipa multidisciplinar de dezasseis especialistas de prestígio, pertencentes a duas instituições de reconhecido mérito nacional e internacional.
Acesso aos documentos, relatório completo e resumo, aqui. Uma boa iniciativa da CIP, à qual o Governo correspondeu com uma postura construtiva, assim como os partidos da oposição. Parece estar a encontrar-se a base de consenso que um projecto desta envergadura requer na sociedade portuguesa. CMCEtiquetas: Aeroporto
5:18:00 da tarde
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