sexta-feira, junho 25, 2004

[00.693/2004]
O escolhido?
O nome de Durão Barroso começa a ganhar contornos mais próximos de candidato bem sucedido ao cargo de Presidente da Comissão.
Uns opõem-se: França, Alemanha e Espanha continuam a ter presente na memória a Cimeira dos Açores, enquanto outros apoiam: Reino Unido, Itália, Dinamarca apoiam o amigo que esteve ao lado das forças da Coligação. Podendo o líder do PPD contar com o suporte do PPE.
O braço-de-ferro trava-se com o eixo Madrid-Paris-Berlim. Mas, se a presidência irlandesa quiser concluir com sucesso o seu mandato que termina neste mês de Junho precisa de encontrar o sucessor de Prodi e só tem 5 dias, o fim do mês está à porta.
Seria uma coincidência se Durão Barroso fosse o escolhido, no momento em que o Presidente norte-americano se desloca à Europa para a Cimeira UE/EUA, na próxima semana. Talvez houvesse um resfriado nas bandas do Eliseu, caso isto sucedesse.
Do ponto de vista interno, Portugal ficaria num impasse. Convocaria o Presidente da República novas eleições ou daria à coligação governamental a possibilidade de escolher o nome que sucederia ao presente Primeiro-Ministro português? E neste caso, quem seria o sucessor?
Mesmo com muita bola à mistura, os próximos dias, até ao final de Junho, serão politicamente quentes, a nível europeu e, por inerência, português.
CMC
2:26:00 da tarde
. - .
Página inicial
. - .
Comentários (0)
|
|