quinta-feira, setembro 30, 2004

[1.096/2004]
A César o que é de César, a Tito o que é de Tito
O Humberto já tinha escrito há uns tempos, no Estaleiro, a sua intenção de apresentar uma moção sectorial ao XIV Congresso Nacional do PS sobre blogues, o que, na altura, tive oportunidade de manifestar o meu apoio, na caixa de comentários.
Quando li a moção do Bruno e do Humberto, com a qual concordo inteiramente, não tive oportunidade imediata de escrever, aqui no Tugir, e quando já tinha disponibilidade para o fazer leio o artigo do Luís. Antecipou-se-me temporalmente. Contudo, aquilo que pretendo exprimir não deixa de estar válido. Aliás, seria impossível catalogar algum prazo de validade temporal.
Apenas quero realçar o papel pioneiro do PS, o primeiro partido político português a aventurar-se nestas novas lides políticas, e esse pioneirismo deve-se ao Luís Tito, que, enquanto Secretário-Coordenador da Secção de Benfica e de São Domingos de Benfica, lançou o Ter Voz e o Vozeirão Virtual. Estes blogues terminaram, mas a marca do Luís não se dissipou, nem se dissipará. Aliás, a marca do Luís, a nível do bloguismo político-partidário continua a existir. O blog Fórum Cidade é disso uma evidência.
Como expressam, e bem, o Bruno e o Humberto na moção: "é já quase inevitável falar-se de blogues quando nos referimos ao debate político (...) o PS deve adoptar uma atitude de maior abertura ao fenómeno da blogosfera (...) É necessário sensibilizar as estruturas do PS para o uso dos blogues". O Luís já trilhou muito caminho neste domínio. Certamente, é preciso, para o sucesso de um empreendimento bloguístico de franco e aberto debate político, a participação de muitos mais. Contudo, importa não esquecer, que o Luís teve, tem e continuará a ter uma presença fundamental no universo bloguístico socialista.
Só queria, para finalizar, sublinhar o quanto se deve ao Luís, por todo o empenho ao longo destes últimos anos, esta pedrada que ele deu no charco e de hoje, felizmente, se começarem a ver resultados concretos, como é o caso da moção sectorial que será apresentada no Congresso do PS.
Dou os meus parabéns ao Bruno e ao Humberto pela elaboração e apresentação da moção. Neste que também é mais um contributo para a mudança de mentalidades e debate interno. Desejo as maiores felicidades, na votação da moção e que a unanimidade seja o resultado final dos votos dos congressistas.
CMC
1:52:00 da manhã
. - .
Página inicial
. - .
Comentários (0)
|
|