domingo, setembro 26, 2004

[1.078/2004]
Skywalker
São quase duas da manhã.
Cá em casa acabámos há pouco de jantar e de brindar com champanhe a mais uma vitória do Partido Socialista. A vitória da democracia, da tolerância e da abertura que mesmo no debate interno, envolve todo o País.
José Sócrates é o novo Secretário-Geral do PS, os delegados ao Congresso do próximo fim de semana estão eleitos, as Moções de Estratégia Global e Sectorial serão debatidas e votadas, a nova Comissão Nacional será eleita na percentagem correspondente à vontade expressa pelos militantes do Partido.
O debate e a disputa foram frontais, como sempre que se revelaram clivagens, mas, a essência do pensamento mantém-se intacta com a representatividade da diferença garantida. É o PS à PS, é a frontalidade que uma vez mais se revelará no fim de semana que se segue.
Mas é essa mesma vontade que faz todo um Partido prosseguir numa luta antiga contra a indiferença que sufoca a inteligência numa luta que se reflecte contra o poder populista de direita que actualmente arrasta oitocentos (e tal) anos de História para o fundo de um poço todos os dias mais fundo e incompetente.
Confesso não ser imparcial nem acomodado.
Seria desonesto se hoje soltasse todos os foguetes. Era para todos evidente a vitória anunciada de Sócrates. Não era para muitos evidente, que fosse por maioria tão expressiva. Gostaria de ver uma Comissão Nacional com maior peso da linha política que defendo. Não o entenderam os que votaram. Resta-nos a coerência e a persistência.
Antes do fim deste Post, a homenagem que não posso deixar de prestar a dois sobrevivos e a uma memória. A memória de Manuel Tito de Morais com quem tive o privilégio de partilhar muitos combates que esta peleja recordou. A homenagem a Manuel Alegre pela coerência de uma vida, pelo respeito imenso que lhe devo e que senti ser recíproco no abraço que trocámos hoje à saída do Rato. A Ferro Rodrigues, campeão da resistência, vencedor na adversidade. A história contará a vida destes homens.
Porque nem sempre quem perde, perde a razão.
Admirável PS!
LNT
Nota: Recordando para memória os resultados da incrível sondagem publicada pelo Expresso em 18/09/2004 - Sócrates 55%, Soares 22% e Alegre 23%. Ao ponto a que a credibilidade do Expresso chegou.
2:11:00 da manhã
. - .
Página inicial
. - .
Comentários (0)
|
|