segunda-feira, outubro 25, 2004

[1.240/2004]
As falsas questões das fogueiras e guilhotinas
Nos últimos dias, por causa das declarações do indigitado Comissário italiano, algumas pessoas ressuscitam as posições e atitudes de alguns vultos históricos: Torquemada e Robespierre (este sem o citarem).
Não está em causa a fé do referido senhor. Pouco me importa que seja católico, judeu, muçulmano, budista, agnóstico ou ateu.
A sua fé merece respeito, assim como as suas posições. Contudo, com base nas declarações que fez no Parlamento Europeu, o senhor não tem, de todo, o perfil adequado para Comissário Europeu da Justiça, Liberdade e Segurança. Por mais qualificações técnicas que possa ter.
Há quem, e legitimamente, entenda o contrário, que o senhor tem condições para desempenhar o cargo de Comissário. Porém, algumas dessas vozes criticam os que entendem que o Comissário indigitado pela Itália não tem perfil, denominando os críticos como neo-inquisidores.
Ora, não só a interpretação histórica (da Inquisição) está a ser deturpada, como os mais inveterados defensores do Comissário indigitado, entre-linhas, consideram que os críticos do senhor italiano estão a aclamar por uma condenação que passa pela fogueira ou pela guilhotina. Nada disto.
Volto a afirmar o que escrevi num texto anterior: não bastam as qualificações profissionais, se as posições no domínio moral, não são as mais consentâneas, sobretudo no que à paridade do género diz respeito.
Felizmente, já não nos encontramos em época de absolutismo e todos têm direito a manifestar o seu ponto de vista, sem serem condenados à fogueira ou à guilhotina.
Não se trata de uma questão de fé, da proveniência política, mas sim de um perfil que não se ajusta a uma UE, onde se quer os Direitos sejam iguais tanto para o Homem como para a Mulher.
Não deixo de notar como algumas pessoas que afastam o critério da moralidade, para avaliar o Comissário italiano, baseiam a sua posição em argumentos puramente morais.
Queiramos ou não, somos Seres pejados de Moral.
CMC
9:39:00 da manhã
. - .
Página inicial
. - .
Comentários (0)
|
|