segunda-feira, dezembro 06, 2004
[1.434/2004]
Cenários [ I ]
Xeque ao Rei
O Partido Socialista arrepia caminho. Cerra fileiras e reúne em nome de um Projecto de Centro Esquerda todas as sensibilidades internas e vai ao mundo intelectual, académico, do trabalho e empresarial recrutar vontades e saber. Deixa de lado os tiques envergonhados e apresenta-se com um projecto claro de desenvolvimento sustentável e de melhoria de qualidade de vida numa abrangência democrática de cidadania.
Expurga os complexos de tempos recentes e apoia-se em esquemas de sinceridade que reflictam pouca demagogia e façam passar a imagem de uma equipa em trabalho profícuo sem facilitismos, antes com a exigência como painel de fundo de toda a actuação mas num quadro de melhoria imediata do bem estar e de satisfação das necessidades básicas dos cidadãos.
Perde as peneiras e a arrogância do pessoalismo e agrega os saberes diversos numa imagem de competência e trabalho em prol do bem público.
Faz o discurso positivo que levará Portugal a sair do atoleiro em que se deixou enredar e aponta metas concretas a atingir com competência e solidariedade social.
Deixa para a extrema-esquerda o papel da maledicência e da demagogia inconsequente.
Deixa para as direitas o discurso populista e facilitista.
Apresenta-se ao eleitorado com meia dúzia de propostas concretas e pouco demagógicas e ganha a credibilidade que fará com que os portugueses se identifiquem com elas, num programa de esperança credível, optimismo e responsabilidade.
Demonstra que "isto" não é tudo "do mesmo" e que a alternativa proposta é claramente diferente daquilo que nos últimos anos temos tido.
Apresenta um leque de candidatos à Assembleia da República seleccionados entre pessoas com provas de capacidade dadas, reduzindo ao mínimo as clientelas dos jogos de poder.
O PS ganha a sua primeira maioria absoluta.
Atenua as crispações entre os diversos órgãos de soberania. Avança com um governo para governar o País e não o Partido.
O jogo de xadrez mantém-se estável. As jogadas são reflectidas e inteligentes com progresso determinado das pretas, uma vez que o posicionamento no tabuleiro e a saída a jogo competiu às brancas.
LNTEtiquetas: lnt
1:23:00 da tarde
. - .
Página inicial
. - .
Comentários (0)
|
|