sexta-feira, abril 29, 2005
 [0.641/2005] Blogo-conteúdos pagos
Paulo Querido fala de comercialização de conteúdos na Blogos. Não é peregrino na matéria mas, tirando o sorriso que esta abordagem provoca, mantenho-me convictamente céptico quanto à concretização dos objectivos que pretende alcançar. Imaginem o Abrupto, normalmente considerado como o Blog mais lido em Portugal, a entrar num esquema destes. Quantos dos muitos leitores que tem, o deixariam de ser a partir do momento em que se fizesse pagar pelos Post's que publica? Os blogs são espaços de cultura, reflexão, comentário e de lazer. A comunidade Blogos poderá estar interessada em conhecer e em debater os temas que aqui são abordados mas, tirando a valia intelectual desse debate, o gozo de influência (?) dos comentários e o das picardias, pouco acrescenta à cadeia de valor. O comércio electrónico é uma realidade mundial e existe valor comercial na disponibilização de conteúdos. Se o forem de formação, de informação e de criação de massa crítica, devidamente estruturados e indexados e sustentados em Sistemas de Informação consistentes e fiáveis. (Não me alongarei em detalhes técnicos, porque a tecnicidade paga-se). A única forma de rentabilizar o que aqui se faz, será através de publicidade paga, que poderá vir a ter algum sucesso se, em primeiro lugar, houver forma fiável de medir audiências (o que até agora é tecnicamente impossível) e em segundo lugar, permitir que, através dos hiperlinks, se realizem directa ou indirectamente vendas dos produtos anunciados. Mesmo constituindo Blogs do tipo "carteira de emprego", que poderiam ter algum sucesso, teria de se garantir a fiabilidade tanto da informação para os interessados, como a evidenciação através de indicadores, no sucesso da colocação. O segredo da Blogos reside na sua gratuitidade e liberdade, associadas ao gozo de provocar impacto na opinião, mensuráveis por contagens honestas de acessos ou hits (auditáveis) e nas referências de intercomunicabilidade tanto dentro da comunidade Blogos, como na comunicação social, ou ainda pelas referências nos círculos de influência a que se dirige. Um exemplo da possibilidade de medição por terceiros do impacto é constatado através de um link a outro Blog, na apreciação do crescimento de acessos dirigidos a esse endereço a partir do Blog que o referencia. Não é segredo para ninguém que um link inserido num texto do Causa Nossa, por exemplo, significa de imediato um acréscimo de visitas significativos ao linkado, durante o período em que esse link se mantenha suficientemente visível. (Falo do Causa Nossa por experiência própria. Acredito que se o link for de qualquer outro Blog situado nos primeiros 20 lugares do ranking, o resultado será + ou - semelhante). Desde o nascimento do weblog.com.pt que venho dizendo que Paulo Querido se aventurou numa missão de largo risco a não ser que por trás do projecto tivesse uma sólida estrutura tecnológica suportada por um planeamento económico/financeiro consistente que lhe permitisse aguentar o crescimento sustentado. Desde sempre apontei o louvor que, em termos de desenvolvimento da sociedade da informação, comunicação, conhecimento e saber, lhe devemos pela iniciativa e pelo esforço hercúleo que se prontificou a desenvolver. No entanto, não creio que atinja qualquer sucesso através desta sua proposta. LNT
3:24:00 da manhã
. - .
Página inicial
. - .
Comentários (0)
|
|