segunda-feira, novembro 28, 2005
[1.675/2005] Suplemento à série de três
Um aeroporto Internacional moderno é uma infra-estrutura de elevada complexidade tecnológica que envolve muito, para além da engenharia. Seria bom que, no mínimo, quem fala destas coisas tivesse a noção do que é tráfego aéreo para tentar compreender o que se quer dizer quando se fala de saturação. (Pelo menos ter a noção de que saturação de tráfego aéreo não quer dizer engarrafamento de aviões) Defender ou combater a construção de uma aeroporto internacional com base nas viagens domésticas de passageiros entre Lisboa e Barajas é um contra-senso. Possivelmente, mesmo hoje, essa linha é altamente deficitária. Para viagens domésticas como essa poderá haver alternativas bem mais razoáveis em termos de custos, de comodidade e de tempo. Falar em aeroportos internacionais modernos sem equacionar, o trânsito de mercadorias, sem perceber todas as envolventes logísticas e o desenvolvimento do perímetro onde se vai instalar, é um desnecessário esforço de inutilidade. LNT Nota: A utilização da imagem do AirBus A380 que ilustra esta série de Posts destina-se a relembrar os arautos do futuro que ele, o futuro, já começou ontem e que a esse futuro já é impossível a aterragem em território nacional, por falta de planeamento passado.
12:04:00 da manhã
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