quinta-feira, junho 01, 2006
[0.644/2006] A Ministra que não pactua com imobilismo
Hoje, um conhecido sindicalista e professor apresenta a sua leitura, da qualidade dos Professores, à revista Visão: "Um professor pode fazer um trabalho extraordinário e a turma ser fraca, por estar inserida num meio social precário. E haverá professores que não precisam de ser brilhantes, se os alunos estiverem rodeados de boas condições para aprender. O trabalho pedagógico não se mede de forma abstracta". Que é, por sinal, o que o senhor dirigente sindical faz. Ou seja, por outras palavras e traduzindo o que o sindicalista considera: os alunos de zonas e famílias economicamente desfavoráveis são burros e os de zonas e famílias economicamente favoráveis são inteligentes. Ora, um professor que desenvolve um bom trabalho, mesmo numa escola que acolhe alunos de zonas economicamente pouco favorecidas, não obtém bons resultados? Da mesma forma que, um professor pouco habilitado, com alunos de zonas economicamente favoráveis e em escolas com condições propícias ao bom ensino não falha? Gostava de saber que professores o sindicalista defende? Se os apologistas do não mexer, para tudo continuar como está, de mal a pior, ou os docentes que prestam um mau serviço à classe. Pelos vistos, os docentes interessados em melhorar o Ensino não deve ser. A Educação deve estar estruturada e centrada na aprendizagem do aluno e não nos interesses de meia-dúzia de senhores. Para encerrar o dia, como já se poderia esperar, a expressão mais apreciada e apetecida pelo referido senhor sindicalista: a demissão da Ministra. Pode haver muita coisa válida que o senhor sindicalista defende, mas pelo que vou assistindo, a Educação não é a sua prioridade. Da parte da Ministra, já se percebeu que compactuar com imobilismos não é o seu gosto. Ainda bem, pelo Ensino deste país. CMC P.S.- Estava para escrever algo sobre a questão da avaliação dos professores por parte de Pais e Encarregados de Educação. Escuso de fazer, pois subscrevo o texto de Walter Rodrigues.
9:50:00 da tarde
. - .
Página inicial
. - .
Comentários (5)
|
|