quarta-feira, junho 13, 2007
[0.777/2007] A esquerda fossilizada III
A esquerda actual "deixou de ser esquerda" e tornou-se "estúpida", afirmou hoje o escritor José Saramago, que acusou também os governos de estarem a tornar-se em "comissários do poder económico".
"Já não há governos socialistas, ainda que tenham esse nome os partidos que estão no poder"
"Estamos a chegar ao fim de uma civilização e aproximam-se tempos de obscuridade, o fascismo pode regressar; já não há muito tempo para mudar o mundo", afirmou José Saramago.
Obviamente, a esquerda leninista, para quem ou eles ou o autoritarismo capitalista - nunca conseguiu evoluir desta posição dicotómica, uns pós de Gramsci não lhe fazia mal nenhum, como se não houvesse mais nada a não ser branco e preto -, volta a dizer que a esquerda, leia-se a social-democracia, é estúpida, numa postura muito típica dos comunistas: antes um Governo de direita a um Governo de esquerda. Clássico já conhecido de outros tempos. Quem nunca ouviu isso de Vladimir Ilich Ulianov e seus séquitos a propósito de Kautsky ou Bernstein? A cassete do costume. Agora, no dealbar do novo século, junta o ingrediente do apocalipse, pois estão aí os fascismos a rebentar, verbera-se, sem ter percebido que os tempos do século XXI nada têm em comum com a década de 20 do passado século. Ainda estão na ressaca, e nostálgica, do desaparecimento do muro e de todo um mundo hediondo, se bem que já miram certos casos da América do Sul e vêem nesse bastião (autoritário), que assumem como uma democracia mais do que avançada, da Venezuela, como a de Cuba, um novo Sol que brilhará para todos nós. Agradece-se que não se ande por aí a passar atestados de estupidez, pois nem as pessoas são parvas e sabe-se bem o que esta esquerda defende e como está desfasada deste tempo. Que queira ficar estagnada, é um direito que lhe assiste, agora que queira travar a evolução dos tempos... nem todos, muitos, felizmente, são estúpidos e caem na esparrela destas vozes do apocalipse. CMCEtiquetas: Política
6:08:00 da tarde
. - .
Página inicial
. - .
Comentários (0)
|
|