segunda-feira, julho 23, 2007
[0.947/2007] Estudos de mercado
Dizem-nos os estudos de mercado que os consumidores estão a ficar cada vez mais exigentes. Antes, o comércio funcionava com meia dúzia de produtos e desses bastavam duas ou três opções de marca. Os clientes apresentavam-se ao consumo e resignavam-se com o que lhes era oferecido. Mas a refinação das exigências vem obrigando, à medida que os produtos deixam de ser de primeira necessidade, a diversificar a escolha pois os consumidores recusam, em crescendo, os similares que lhes pretendam impingir. Começa a ser vulgar não comprar quando se não encontra aquilo que se procura. Talvez por isso, e por se concluir que, por muito agressiva que seja a publicidade, um cliente insatisfeito dificilmente volta à marca, existem hoje tantos cuidados com a monitorização da satisfação do cliente e com os processos de melhoria contínua.
Há, no entanto, um cuidado básico.
Se a avaliação não for feita por entidade independente, as direcções dessas empresas/organizações podem estar a receber os resultados "tratados" para que se mantenham satisfeitas. Quem lhes fornece os dados protege assim também os seus próprios interesses. Mais tarde ou mais cedo, a maior parte das vezes tarde de mais, os satisfeitos lideres só deixarão de o estar quando o oficial de falências lhes entrar pela porta dentro. LNTEtiquetas: lnt, Mercado, Política Geral
1:47:00 da tarde
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