quarta-feira, março 29, 2006
[0.394/2006] FAQ Simplex
Na caixa de eMail foram recebidas três mensagens sugestivas sobre o texto que TAA escreveu mais abaixo [0.389]. Duas não são para responder embora se possa referir que crítica é diferente de oposição. Aliás ninguém neste Tugir se opõe ao SIMPLEX, antes pelo contrário. O que se lamenta é que ainda exista quem esteja convencido que o advir se vende publicitariamente. Adiante, já tinha dito que essas mensagens nem merecem resposta. Agora a outra já merece. Aquela onde é solicitada explicação (como se fosse muito burra, diz lá) sobre o que é que no Tugir se entende por burocracia electrónica.
Minha cara interlocutora, No Tugir não sei o que se entende, mas no meu entendimento, mesmo para quem fosse muito burra, traduz-se em meia dúzia de palavras e num caso real ainda hoje (há pouco mais de duas horas) ocorrido. As palavras: Todos os elementos de identificação que forem pedidos a um cidadão que se apresente num balcão público (do Estado) para além do número do BI são burocracia. O formulário que pede para além do nº do BI outros elementos, como por exemplo, a data e local de emissão, o nome do pai e da mãe, a data de nascimento, etc., é burocracia pura. Electrónica ou não. O Estado já dispõe de todos esses dados, não é necessário voltar a solicitá-los. O exemplo: A ADSE emitiu um cartão de beneficiário que está válido até ao final de 2006. O cartão desapareceu. Passei pelo balcão da ADSE de uma das Lojas do Cidadão de Lisboa e através do nº de beneficiário foi confirmado On-Line que o cartão estava válido. Para emissão da 2ª via exigiram 2 Euros, o que é aceitável uma vez que haverão custos na nova emissão. No entanto exigiram igualmente o preenchimento do Modelo nº 1.028 que me fará escrever todos os dados já comportados na Base de Dados da ADSE. Isto é pura burocracia electrónica. Aquele papel é inútil, representa gastos de tempo da Administração e meus, implica gastos de papel e ainda representa parte de uma árvore que não precisava de ser abatida. Bastava que o funcionário do lado de lá da secretária tivesse digitado a solicitação da 2ª via uma vez que já tinha presente no ecrã todos os dados que pretendia obter. É SIMPLEX, não é? LNT
10:12:00 da tarde
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