| 
     
      | segunda-feira, janeiro 29, 2007 
 
  [0.132/2007] Momento histórico
 
 Ontem, na Irlanda, deu-se mais um passo no sentido de estabilizar e consolidar a paz na Irlanda do Norte, entre católicos e protestantes.
 O momento é histórico, pois pela primeira vez, o Sinn Fein, braço político do IRA, reunido em congresso, deliberou reconhecer a polícia do Ulster.
 O passo para a autonomia está mais perto e importa reconhecer, depois de décadas manchadas de sangue, graças ao empenho do Governo britânico e irlandês, há vários anos que a porta da oportunidade se abriu para um dos territórios mais instáveis da Europa.
 Dez anos depois, e a pouco tempo de sair, este é um dos grandes sucessos políticos de Blair, que pode sair do seu cargo com missão cumprida.
 A Blair se deve esta nova e promissora fase.
 Felizmente, longe vão os tempos da governação conservadora, quando a Irlanda do Norte era uma traseira desprezível, com nítidos e graves custos humanos, tanto para irlandeses como para britânicos.
 Obviamente, não se pode esquecer o papel determinante de Mo Mowlam, a malograda secretária do Gabinete britânico para a Irlanda do Norte, que muito contribuiu para alcançar as pontes indispensáveis dos lados em contenda.
 CMC
 Etiquetas: cmc, GB, Irlanda, Política Internacional1:04:00 da tarde   . - .
        
          Página inicial  
         . - .
         
          
           Comentários (0) 
 
 
 
 |  |